Foto: Vinicius Becker (Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prorrogou o prazo de inscrições para o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026. Os candidatos agora têm até o dia 24 de novembro para garantir participação em um dos processos que, juntos, oferecem 3.710 vagas em cursos de graduação nos campi da instituição. O prazo inicial encerrava-se nesta segunda-feira (10).
De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Jerônimo Tybusch, a prorrogação busca ampliar as oportunidades para quem ainda não concluiu o processo de inscrição.
– Estamos prorrogando justamente para permitir que todos possam escolher os seus cursos, analisarem as oportunidades e virem estudar conosco na UFSM, uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada – afirmou.
Datas das provas
As provas do Vestibular UFSM 2026 serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2026, em seis cidades: Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). O exame será composto por 120 questões objetivas e uma redação, com aplicação no turno da tarde no dia 10 e nos turnos da manhã e tarde no dia 11.
Já o Processo Seletivo Seriado (PSS) é voltado para estudantes do Ensino Médio e ocorre em três etapas anuais, conforme a série cursada. Neste ano, as inscrições são destinadas aos candidatos aptos a realizar a terceira e última etapa (PSS3), cujas provas ocorrerão nas mesmas datas do vestibular, mas em 12 cidades, incluindo Santa Maria, Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Painel do Candidato, disponível no site da UFSM, mediante login no Portal Gov.br. A taxa é de R$ 80 para o Vestibular e R$ 50 por etapa do PSS, com pagamento até o dia 12 de novembro via boleto bancário ou Pix.
Os cursos e o número de vagas disponíveis podem ser consultados no edital. No campus sede de Santa Maria, são oferecidas oportunidades em áreas como Medicina, Direito, Engenharia, Comunicação Social, Administração, Agronomia e Artes, entre diversas outras.